segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Mesa sobre teatro reúne acadêmica e artistas

Na quarta feira da Semana da Consciência Negra, dia 19/11, acontecerá a mesa de discussão sobre Teatro às 17h30.

A mesa contará com três integrantes - Daniela Roberta Rosa, Max Mu e Roberta Estrela D'Alva - cada um com uma trajetória diferente de estudo e produção de teatro.

Daniela Roberta é Mestre em Sociologia pela Unicamp e este ano está concluindo seu doutorado na mesma universidade. Seus trabalhos de graduação, mestrado e doutorado giraram em torno participação do negro no teatro brasileiro.

Ela estuda o Teatro Experimental do Negro, surgido em 1944 com o objetivo de valorizar o negro no teatro e criar uma nova dramaturgia. Faz parte do nascimento do teatro moderno, priorizando seu projeto artístico sem levar em conta o gosto médio da platéia e abrindo mão da profissionalização.

Já Max Mu, ex aluno do cursinho popular do Núcleo de Consciência Negra, é ator, produtor e presidente da ONG Centro de Artes Alternativas e Cidadania (CAAC).

Ele trabalha em projetos que tentam levar reflexão social ao público, com obras que amplificam as vozes de pessoas que estão excluídas dos mecanismos de produção cultural profissional. É esse o princípio que o moveu a produzir a peça "Diário dum Carroceiro".

Roberta Estrela D'Alva também é atriz, além de ser cantora e diretora de "Cindi Hip Hop", a primeira Ópera Rap do Brasil. Desde 1999 é integrante do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, projeto iniciado em 1999 que uniu artistas de diversas áreas e tem como foco a pesquisa de linguagem sobre o diálogo entre a cultura Hip Hop e seus elementos (a música, a dança e o grafite) e o teatro.

Venha à Semana de Consciência Negra, no dia 19/11, às 17h30, para saber mais sobre eles e ouvir suas idéias sobre o teatro negro brasileiro.

Nenhum comentário: